boina preta

Veja as notícias de destaque do Exército no espaço 'Boina Preta'

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Comunicação Social 6º RCB
Tropa do 6º Regimento de Cavalaria Blindado (6º RCB), de Alegrete, no patrulhamento fluvial no Rio Uruguai

O Brasil tem quase 17 mil quilômetros de fronteira terrestre. A Região Sul do país tem uma extensão fronteiriça de cerca de 2.500 km no continente, tendo o Rio Grande do Sul como o Estado que mais se destaca. Ao Exército Brasileiro cabe, além da missão principal que é a defesa da Pátria, atuar, por meio de ações preventivas e repressivas, contra delitos transfronteiriços e ambientais, isoladamente ou em coordenação com os demais órgãos de segurança pública, como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Receita Federal. Com isso, exclusivamente na faixa de fronteira é atribuído ao Exército o poder de polícia.

Protesto pede liberação da música ao vivo em bares e restaurantes

Para capacitar as tropas pertencentes à 3ª Divisão de Exército (3ª DE), entre 11 e 18 de junho, a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (2ª Bda C Mec), Brigada Charrua, em Uruguaiana, realizou a Operação Tríplice Fronteira, empregando todas as organizações militares subordinadas na intensificação da presença na faixa de fronteira com a Argentina e com o Uruguai.

O objetivo da operação foi cooperar na redução de ações do crime organizado e das práticas ilícitas, bem como reforçar a presença do Estado na Região Sul do Brasil. Paralelamente, a Brigada Charrua avalia o preparo da Força de Emprego Imediato do Comando Militar do Sul (Forsul), desenvolvendo atividades de reconhecimento e patrulhamento.

Drive-thru solidário
A mão amiga do Exército está estendida para aquecer o inverno e alimentar quem mais precisa. No último sábado, 19 de junho, o 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29º GAC AP), Grupo Humaitá, de Cruz Alta, realizou o Drive -Thru Solidário, com a participação do Grupo de Escoteiros Érico Veríssimo.  data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Comunicação Social 29º GAC AP
Posto de arrecadação montado em frente ao QG da AD/3, em Cruz Alta, arrecadou cerca de 6,5 mil agasalhos, além de alimentos não perecíveis, que serão doados para entidades beneficentes de Cruz Alta

A ação faz parte da Campanha Solidária 2021 "Ajudar está em nossas mãos", do Exército Brasileiro, e arrecadou cerca de 6,5 mil doações, entre roupas, cobertores, calçados, além de alimentos não perecíveis.

Os doadores foram recepcionados em frente ao Quartel General do Comando da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3). Os militares montaram um sistema de arrecadação seguro, dentro dos protocolos de prevenção à Covid-19.

Inter-SM anuncia um lateral-esquerdo e um atacante

Após o período estipulado pelas autoridades sanitárias, todo o material arrecadado passará por uma triagem realizada pela equipe do 29° GAC AP e, logo após, será distribuído para as entidades beneficentes de Cruz Alta.

Apoio
A 3ª DE auxiliou na Campanha do Agasalho local com a estrutura do posto de arrecadação e participação da Banda Encouraçada

Mão Amiga
As 47 organizações militares da 3ª DE estão engajadas na Campanha Solidária nacional "Ajudar está em nossas mãos". A ação arrecada alimentos e agasalhos para entidades beneficentes e comunidades carentes locais até o final de junho.

Preparo para a Garantia da Lei e da Ordem
Imagine uma situação em que as forças tradicionais de segurança pública sofrem esgotamento e não são suficientes para conter a criminalidade de um determinado local. Nesses casos episódicos, são empregadas as Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), em situações graves de perturbação da ordem. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Comunicação Social 1º RCC
1º Regimento de Carros de Combate na operação de controle de distúrbios, em Santa Maria

No ordenamento jurídico do Brasil, é uma operação prevista na Constituição Federal realizada exclusivamente por ordem do presidente da República, que autoriza o uso das Forças Armadas. Nos últimos anos, a GLO foi utilizada com maior frequência, em virtude do crescimento da violência. Como exemplo, temos a intervenção federal no Rio de Janeiro, em 2018.

Para manter as tropas em prontidão e em plenas condições para atuar no contexto da GLO, a 3ª Divisão de Exército treina os militares para agirem nas diversas situações impostas por este tipo de operação. O treinamento ocorre de forma gradativa, abordando desde o controle de distúrbios, passando pelas instruções de posto de bloqueio e controle de estradas, chegando até as instruções que tratam de direitos humanos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Primeira coleta do projeto Santa Maria Sem Fome arrecada 65 kg de alimentos

Estudo aponta aumento da confiança nos jornais locais Próximo

Estudo aponta aumento da confiança nos jornais locais

Geral